Google Maps

Transformar Fotografias em Street View

Para poder partilhar as imagens do Street View consigo no Google Maps, a equipa de engenheiros do Street View trabalha arduamente nos bastidores. Eis um pequeno exemplo do que a equipa faz para lhe disponibilizar o Street View.

Carro do Street View

Recolher imagens

Para começar, temos, efetivamente, de circular pelos locais e tirar fotografias para apresentar no Street View. Temos muita atenção à luz solar quando planeamos as nossas viagens, pois o Sol tem de estar suficientemente alto para que as sombras não escureçam os edifícios. Também temos em conta o tempo e a temperatura, porque queremos evitar que a neve, o nevoeiro ou a chuva provoquem atrasos na viagem ou imagens desfocadas.

Para guiar com a luz e a temperatura certas, quando percorremos os EUA, por exemplo, começamos nos estados do sul e avançamos para norte à medida que o tempo aquece e, depois, quando o inverno regressa, voltamos para sul. Na Europa, isto significa que poderemos começar a viagem no sul de Itália e avançar gradualmente para norte, até à Suécia.

Em seguida, é necessário determinar os locais a fotografar e, dado que o Street View vai ser particularmente útil para um grande número de pessoas em grandes áreas metropolitanas, começamos por aí. Muitas vezes, começamos no centro da cidade, para recolher as zonas mais importantes da baixa, e seguimos para os arredores.

Alinhar as imagens no Google Maps

Temos de saber exatamente onde é que cada imagem foi recolhida, para que possa ver uma imagem do sítio certo quando está a visualizar no Street View. Para o efeito, combinamos sinais de vários sensores colocados no carro, incluindo um aparelho de sistema de posicionamento global (GPS, Global Positioning System), e monitores que medem a velocidade e a direção.

O aparelho de GPS mostra a localização exata do carro na maior parte das vezes, mas, por vezes, alguns fatores, como edifícios altos no centro de uma cidade, bloqueiam o sinal e são os dados dos outros sensores que nos permitem colmatar essas falhas. Ao combinar todos estes sinais, conseguimos traçar o itinerário exato do carro.

Uma vez que sabemos exatamente em que linha e direção foram recolhidas todas as imagens, podemos, posteriormente, fazer corresponder cada imagem a uma localização específica e, até mesmo, inclinar e alinhar as imagens com terrenos acidentados.

Transformar fotografias em panoramas de 360 graus

Quando tiramos fotografias para o Street View, queremos evitar falhas nas imagens, pelo que as câmaras adjacentes no carro tiram fotografias sobrepostas. Para remover a sobreposição e criar uma imagem de 360 graus contínua, "cosemos" as imagens.

Conhecemos a geometria das várias câmaras do sistema, o que nos permite saber em que sítio das imagens devemos "coser" para criar um panorama uniforme. Depois, aplicamos algoritmos especiais de processamento de imagens para diminuir as "costuras" de união das imagens, criando uma transição suave.

Aqui pode ver as fotografias originais: Oito fotografias individuais

Posteriormente, as fotografias são ligadas para criar um panorama contínuo: Uma fotografia composta por oito fotografias individuais

Esta imagem aparece distorcida, porque é uma representação plana de uma forma esférica. Imagine como o globo planetário ficaria se o desdobrasse numa folha de papel.

Em seguida, reprojetamos esta imagem numa esfera, de modo a que adquira um aspeto normal no Street View.

Modelo tridimensionalPara mostrar a imagem certa, temos de ter em conta vários fatores. Quando arrasta o Pegman para o mapa, calculamos o panorama correspondente mais perto e mostramos a parte da imagem que cabe na janela do seu navegador. À medida que se movimenta para ver outros ângulos, são carregadas outras secções desse mesmo panorama de 360 graus.

Quando percorre uma rua, temos de saber que imagem vamos mostrar enquanto se desloca. Para tal, utilizamos os sinais que o carro recolhe, como, por exemplo, dados de três lasers. A rapidez com que os lasers refletem as superfícies indica-nos a distância a que um edifício ou objeto se encontra e permite-nos construir modelos 3D. Quando move o rato para uma área dentro dessa distância, este modelo 3D determina qual o melhor panorama desse local para lhe mostrar.

Utilizamos estes mesmos dados no Google Earth, projetando as imagens do Street View em modelos 3D para proporcionar uma experiência verdadeiramente interativa.

Imagens desfocadas

Também aplicamos tecnologia de última geração para desfocar rostos e placas de matrícula, para garantir que não é possível identificar os transeuntes nem os carros que aparecem nas fotografias. Para obter mais informações sobre as imagens desfocadas, visite a secção de privacidade deste site.